quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sobre antropologia e o método etnográfico: teorias, debates e práticas

     Os estudos sobre o homem, estranhamento, alteridade, identidade, sistemas de organização social, categorias e classificações nativas: estes e outros temas foram explorados pela antropóloga Patrícia Martins na segunda aula do projeto Etnofotocaiçara. Ao traçar um panorama da antropologia pelo fio da história, Patrícia levou aos alunos, boa parte historiadores formados ou estudantes, noções de como o homem pensou o Outro no decorrer do tempo. 



     A leitura de trechos de textos como "O grande cículo", de Pierre Clastres e "A partida de uma expedição marítima", de Bronislaw Malinowski foram a base para as discussões que se seguiram acerca da escrita etnográfica. A leitura, feita em pequenos grupos, tinha como princípio a reflexão conjunta.




     A proposta, assim, foi oferecer subsídios para a formação de um olhar antropológico que guiará as práticas de campo realizadas durante o projeto. E, como bem disse o antropólogo E. E. Evans Pritchard, trabalho de campo não se ensina, mas é passível de ser orientado por bons conselhos: então, a ideia da oficina foi que os alunos partissem para um experimento etnográfico, em uma caminhada do MAE até a Associação Mandicuera, na Ilha dos Valadares.



     Ao chegarem, todos foram recebidos com quitutes caiçaras, para em seguida iniciar a escrita das observações feitas ao longo do caminho, apresentadas e debatidas com o grupo ao final da aula.




     Os resultados desta primeira experiência poderá ser visto neste blog.

     Aguardem!


Fotos: André Pinheiro

                                                                 Veja mais fotos aqui.







domingo, 13 de fevereiro de 2011

AULA INAUGURAL



Neste último sábado, dia 12 de fevereiro, foi realizada a aula inaugural do Projeto Etnofotocaiçara. 
O encontro entre a equipe e os alunos selecionados aconteceu no auditório do MAE/UFPR, em Paranaguá.
Todos os selecionados compareceram e puderem conhecer melhor as ações do projeto.

O presidente da Associação Mandicuera, Eloir Paulo Ribeiro de Jesus (Poro) também esteve presente e falou sobre os trabalhos da entidade e da parceria com o projeto.

A cultura caiçara e suas dinâmicas, apresentado por Patrícia Martins, e o olhar fotográfico, trabalhado por Flávio Rocha,  foram os temas explorados neste primeiro encontro.

  

      Fotos: André Pinheiro


Para ver mais fotos clique aqui.




quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Resultado da seleção

Informamos que a presente seleção recebeu 25 inscrições. Devido ao grande interesse demonstrado pelos inscritos optamos por abrir doze (vagas). Como publicado em postagem anterior, os critérios utilizados foram a afinidade com a área de interesse de estudos e/ou  trabalho (avaliado por meio do texto apresentado na ficha de inscrição) e residência (ou origem) em Paranaguá ou arredores.
A aula inaugural acontecerá no dia 12 de fevereiro, a partir das 14 horas, no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 



Resultado da seleção de alunos (por ordem alfabética):

1.André Felipe Sabino
2.Bruna Elisa Mathias Ferreira
3.Gustavo Ganassoli Salgado
4.Juliane Nascimento das Neves
5.Marco Antônio Sordo Carlim
6.Maryanna Garcia Domingues
7.Paulo Eduardo Ernst Garcia
8.Priscila Onório Figueira
9.Raísa Gabriele Lago de Jesus
10.Rogério Luiz da Silva
11.Thiago Ernesto Possiede da Silva
12.Vinícius Prado Alves

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Inscrições encerradas

Informamos que a inscrição para a seleção dos alunos está encerrada
Amanhã, dia 10 de fevereiro, será publicada a lista com os selecionados, os mesmos também serão comunicados via email ou telefone.
A aula inaugural acontecerá neste sábado, dia 12 de fevereiro, a partir das 14 horas, na sede do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR .


Agradecemos à todos que se inscreveram. 


Equipe Etnofotocaiçara

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sobre oficinas e seleção de alunos

Prezados,

Alguns esclarecimentos sobre o Projeto Etnofotocaiçara:

As oficinas de Fotografia e Produção de Texto e Etnografia são gratuitas. A proposta é promover o aprendizado de jovens e adultos do litoral paranaense, teórica e praticamente, na produção de materiais que busquem a reflexão acerca da identidade caiçara e, por este motivo, terão uma turma reduzida (no máximo dez pessoas).

A alimentação, transporte e pernoite nos locais onde haverá prática de campo (caso necessário) serão por conta do projeto.

A ideia é que os alunos acompanhem as oficinas, façam as práticas de campo e participem da produção das exposições que encerrarão o projeto. Havendo mais inscritos que o número de vagas, a seleção se dará por meio dos seguintes critérios: afinidade com a área de interesse de estudos e/ou  trabalho (avaliado por meio do texto apresentado na ficha de inscrição) e residência (ou origem) em Paranaguá ou arredores.

O resultado da seleção será publicado no dia 10 de fevereiro, neste blog e também na sede da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá.

Ao final do trabalho serão emitidos certificados.

Por fim, reiteramos nosso propósito de que este trabalho inicial possa ter continuidade em outras ações organizadas pelos alunos que participarão deste processo, assim, gostaríamos de contar com o comprometimento de todos aqueles que irão integrar o projeto.

Equipe Etnofotocaiçara