terça-feira, 29 de março de 2011

Impressões sobre o Banho a Fantasia

Por Vinicius Prado

Ao descer a ladeira da rua XV de Novembro e ver a grande concentração em torno da Praça do Guincho, a sensação de estar adentrando ao universo das grandes festas populares é inevitavel, podemos perceber toda a diversidade e complexidade de uma manifestação popular.

Sobre tudo, o que marca desde o primeiro momento quem chega ao banho, é a certeza de estar adentrando a uma manifestação popular altamente democrática, sobre todos os aspectos.

Podemos notar uma pluralidade musical tamanha, onde os sucessos do último verão convivem lado a lado com as velhas marchinhas de carnaval, separados apenas por alguns metros entra os carros de som.

Observamos também blocos extremamente organizados com seus uniformes padronizados, convivendo com cidadãos que aprontaram suas fantasias de última hora improvisando o que havia no guarda-roupas, se divertindo lado a lado.

Durante o Banho pode-se ver ainda, pessoas de todas as faixas etárias se divertindo lado a lado, desde crianças até idosos, além de famílias que vão juntas ao Banho a Fantasia.


Nota-se ainda , que essa participação dos mais novos aparentemente é incentivada pelos mais velhos, provavelmente buscando uma manutenção das manifestações, pois podemos observar a participação de crianças em várias baterias de samba, blocos e demais meios organizados durante o Banho a Fantasia.

O Banho a Fantasia, caracteriza-se também, além de uma manifestação festiva, como um espaço de manifestação pública de anseios e pensamentos, constantemente nos deparamos com manifestações de pensamento politico, religioso, ideológico e satírico, para com temas atuais em discussão na nossa sociedade.

O evento, como todo espaço público, constitui um espaço de disputa de poder, podemos ver a participação direta ou indireta de vários grupos políticos, disputando este espaço que os coloca tão perto do eleitor, onde vincular a imagem de um determinado politico, ou grupo politico ao Banho a Fantasia, é vincular essa imagem a população, e se vincular as manifestações populares.

Por tanto podemos compreender neste breve olhar sobre o Banho a Fantasia, que esta manifestação tão tradicional no litoral do Paraná, constitui um enorme espaço de ampla representatividade das mais variadas formas de expressão da população de Paranaguá e região, e que constitui também um grande espaço de disputa, não só dos grupos políticos, mas como de grupos populares, escolas de samba, etc. Porém sem deixar de manter a sua caracteristica principal de lazer e diversão, congregando famílias inteiras e as mais variadas classes sociais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário