sábado, 2 de abril de 2011

Banho à Fantasia: Diversão e Reflexão no mesmo ritmo

por Juliane Neves


Há sessenta e dois anos a cidade de Paranaguá celebra o popular e tradicional Banho à Fantasia, que sempre ocorre no domingo que antecede a semana de Carnaval. Por ser uma festa realizada durante o dia, são raros os registros de desordem, possibilitando que toda a família participe, todas as gerações cantam e dançam as mesmas músicas.

A cada ano os foliões nos surpreendem com a criatividade de suas fantasias, se caracterizando de mulheres e nos divertindo com seus figurinos.

Há também os mais engajados nas causas sociais, tanto local como nacional. Esse ano, por exemplo, havia um festeiro de peruca, essas típicas de Carnaval e com um cartaz no peito contendo as seguintes palavras: “Roque cadê o Tutóia?”. Uma boa reflexão sobre os rumos da política em Paranaguá, pois uma obra que fora construída no governo anterior, atualmente se encontra em ruínas. Outro já fazia uma sátira a uma banda onde a aparência dos integrantes acaba tendo mais importância do que o próprio conteúdo das letras.

Em Paranaguá o Banho à Fantasia inicia o Carnaval, que pelas ruas históricas da cidade fazem com que as pessoas entrem no clima da festa. Mas junto com a diversão também contém a reflexão e ambas desfilam no mesmo ritmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário